Neste texto iremos explicar a importância que os laudos técnicos tem em seus negócios. A seguir veremos como eles são feitos e a variedade de modalidades que eles possuem.

Laudo Técnico é um documento feito por um profissional capacitado (perito ou técnico), feito após analisar uma situação, fato ou objeto. Pode ser solicitado por uma pessoa física, jurídica ou órgão governamental, para entender um assunto, solucionar ou até mesmo evitar um problema.

Um laudo bem feito deve identificar o problema do cliente, fazer um bom levantamento de dados, por isso, sempre apresente fotos, estatísticas, tabelas, gráficos e outros recursos demonstrativos que elucidem sua análise.

Agora apresentaremos alguns tipos de laudos que fazemos aqui na THG:

  • Laudo de Engenharia Civil: serve para que qualquer empreendimento tenha sua construção avaliada, para contribuir com possíveis manutenções, solucionar problemas e achar falhas estruturais.
  • Laudo Ambiental: é um documento técnico que declara caso haja algum dano ou risco potencial, que impede de realizar suas funções em uma propriedade com um bem ambiental. 
  • Laudo de CMAR: (Controle de Materiais de Acabamento e de Revestimento) é uma das exigências do corpo de bombeiros para edificações com o intuito de renovar ou obter o AVCB para seu empreendimento. É necessário para prevenção, que em casos de incêndio, seja restringido a propagação das chamas e da fumaça. 
  • Laudo de Acessibilidade: é um relatório usado para definir o que e em qual nível sua obra deve ser adaptada para possuir acessibilidade para pessoas com deficiência.
  • Laudo Técnico das Instalações Elétricas: é um tipo de laudo pericial que considera os aspectos técnicos envolvidos em uma instalação elétrica.
  • Laudo de Estanqueidade de Gás: é um documento que comprova que uma rede de gás está em plena condição de funcionamento. Essa é a forma mais segura de atestar que não há nenhum problema na tubulação.
  • Laudo de Hidráulica: faz uma análise de todo sistema de instalação hidráulica de um local em específico, a fim de indicar possíveis vazamentos ou algum outro problema nos encanamentos.
  • Laudo de Mecânica: os laudos periciais de engenharia mecânica, abordam geralmente máquinas, motores, veículos, geradores de energia e outros diversos equipamentos relacionados. O laudo deve ser estruturado conforme as recomendações das normas técnicas e baseado no formato recomendado pelas normas da ABNT.